Visus Vídeo News - Logótipo

Setembro 2014

VIVOTEK - Logótipo
Casos de sucesso - Mundial de Futebol 2014

VIVOTEK - Casos de sucesso
A VIVOTEK equipou as instalações militares de defesa do Brasil, que suportaram a segurança do Mundial de Futebol 2014 da FIFA

Taipei, Taiwan


O Projecto

O Campeonato do Mundo de Futebol é um evento internacional que só acontece a cada quatro anos. A prestigiosa nomeação do evento em 2014 foi atribuída ao Brasil onde, em conjunto com o anúncio da mesma, veio uma celebração em massa, isto é, celebração em massa e preparação. Um evento com tal grandeza requer um planeamento intensivo, coordenação e medidas de segurança. A competição não tinha apenas o apoio do Comando de Operações Especiais (COPESP) - uma das forças militares do Brasil - mas também os equipamentos de alta tecnologia fornecidos pela VIVOTEK . A segurança em todos os locais do Campeonato do Mundo foi garantida, e as únicas batalhas que preocuparam os fãs de futebol, ocorreram dentro de campo.

A preocupação principal do COPESP é a segurança nacional, e de modo a garantir que existe estabilidade em todo o país, o exército deve encontra-se bem treinado, quer na utilização de tácticas, quer em tecnologia. Um exemplo brilhante desta simbiose é a plataforma móvel C2.

A plataforma móvel C2, é um camião militar com uma capacidade de carga de 17 toneladas, tracção 2x4, um gerador de 12 KVA, que alimenta todo o equipamento interno, e pode percorrer 2000 km sem necessidade de reabastecer. O veículo permite ao COPESP a operacionalidade sem problemas, integrando o subsistema ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) com o C4 (Comando, Controlo, Comunicações e Computadores). Este quadro baseia-se na utilização de tecnologias modernas e é extremamente flexível. Tem a capacidade de incorporar sistemas novos e/ou periféricos que trabalhem com sinal digital, como por exemplo, vídeos registados por câmaras VIVOTEK. Durante o Campeonato do Mundo no Brasil, sempre que a segurança fosse considerada muito importante numa determinada situação, a plataforma móvel C2 era destacada, independentemente da localização.

Espaços grandiosos, como os estádios de futebol construídos no Brasil, são um alvo potencial de terrorismo. A dimensão e a capacidade dos locais tornam a sua vigilância um desafio, algo que a FIFA - organização que coordenou o Campeonato do Mundo - estava bem consciente.

Para mitigar a ameaça de ataque, existem muitas linhas de defesa diferentes que podem ser implementadas, abrangendo os períodos preliminares, decorrentes e posteriores às partidas de futebol. Uma das promessas da FIFA foi a de que, os jogos no Brasil promovessem a paz, o que colocou a segurança no topo da agenda do Campeonato do Mundo. O COPESP, a sua plataforma móvel C2, e o apoio da tecnologia da VIVOTEK, tornaram o desejo da FIFA uma realidade.

Casos de sucesso - Mundial de Futebol 2014

A Solução

A união de vários esforços humanos tornou este projecto uma realidade. O integrador de sistemas Equipe Engenharia conquistou este projecto ao exército brasileiro e o distribuidor local da VIVOTEK, a Alca Network, foi o fornecedor de produtos. A VIVOTEK forneceu cerca de 300 unidades do modelo SD8363E , uma câmara da série SUPREME que tem resolução Full HD 1080p, certificações IP66 e NEMA 4X, H.264 em tempo real, compressão MPEG-4 e MJPEG.
A câmara possui uma versatilidade incrível e uma qualidade de imagem, quase idêntica ao que o olho humano pode produzir.

Durante os jogos do Campeonato do Mundo, ter disponível o melhor controlo de vigilância era crucial, razão pela qual as funções tempo real e integração de sistemas eram essenciais para as câmaras. Com tantas coisas a acontecer ao mesmo tempo, os operadores contaram com a panorâmica contínua de 360° e a inclinação de 220°, assim como todas as características citadas anteriormente, para funcionar perfeitamente em tempo real. No final, os operacionais do COPESP foram capazes de navegar no sistema com facilidade, movendo câmaras e monitorizando todos os elementos em redor dos estádios apenas com o clique de alguns botões e as rotações de um joystick.

Casos de sucesso - Mundial de Futebol 2014

Comentário do cliente

Claudio Freitas, o Coronel do COPESP, revelou: "Existia uma grande tensão antes e durante a realização do Campeonato do Mundo. É um evento internacional e nós sabíamos que o mundo inteiro estaria a assistir. Assim, o controlo da segurança em tempo real é crucial. Os jogadores actuaram bem no seu palco e nos bastidores, o meu pessoal do COPESP também fez um trabalho incrível, garantindo que os locais fossem seguros para desfrutar de uma partida de futebol." Guilherme de Mello Barandas, Diretor Comercial da Alca Network, ficou igualmente satisfeito com a forma como o campeonato decorreu: "Foi um prazer trabalhar com a VIVOTEK e as forças militares brasileiras. As câmaras chegaram, foram distribuídas de forma rápida e tiveram um desempenho de acordo com as expectativas. Todo o processo funcionou com precisão."



TOP